domingo, dezembro 28, 2008

O Big Bang dos Advogados

"Não há clientes em Portugal para tantos advogados".

Marinho Pinto, Lusa, 28-12-2008

É no mínimo curioso e irónico que seja o Bastonário da Ordem Dos Advogados a chegar a tal conclusão. Que vai ele fazer agora...trabalhar na Construção Civil?

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Afinal o Pai Natal Existe!Mas...


Feliz Natal a todos os visitantes deste Blogue e, porque não,...a todos os bravos habitantes deste planeta.

terça-feira, dezembro 23, 2008

A Ditadora da Educação Resiste


A Ministra da Educação vai aguentar até ao fim da legislatura apesar das várias polémicas e da maior greve (de professores) alguma vez realizada em Portugal. Pelo menos, assim pensam os visitantes deste blog. Há cerca de um mês deixei aqui um questionário com várias opções. Ganhou a mais infeliz...

Perguntava no questionário se acreditava que a Ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, chegava ao Natal, como que a perguntar também se enfrentava a legislatura até ao fim. 12 pessoas (44%) disseram que "Aguenta e consegue tudo o que pretende", 8 (30%) acham que ela vai desgraçar Sócrates nas próximas eleições e apenas 7 (26%) acreditavam que não aguentava até ao Natal - ainda podem estar certas...mas é já amanhã - e ia "com as renas para o Pólo Norte".

segunda-feira, dezembro 22, 2008

A cor da verdade



Num momento em que o jornalismo - em Portugal e não só, mas especialmente - é cada vez mais difícil e muitos se "vendem" é bom relembrar um bom filme.

"O informador" retrata a dura realidade de conseguir fazer sair uma notícia numa sociedade impregnada e bloqueada pelo poder da indústria tabaqueira. É um filme de diálogo entre a vida e a morte que baseado na história verídica de uma fonte - Jeffrey Wigand -que fez história nos media. É aliás o último desafio que o jornalista aceitou, dedicando-se depois ao ensino universitário.

domingo, dezembro 21, 2008

"As nove fodas" de Bocage



"Aqui dorme Bocage, o putanheiro:

Passou a vida folgada, e milagrosa:
Comeu, bebeu, fodeu sem ter dinheiro."

"Não (diz uma) tu padre não me engodas:
Sempre, me há-de lembrar por meus pecados
A noite, em que me deste nove fodas"!


É curioso ver que a linguagem usada por Bocage, não mudou, afinal, assim tanto. Manuel Maria Barbosa du Bocage morreu em Lisboa, a 21 de Dezembro de 1805.

Levanta Alzira os olhos pudibunda
Para ver onde a mão lhe conduzia;
Vendo que nela a porra lhe metia
Fez-se mais do que o nácar rubicunda:

Toco o pentelho seu, toco a rotunda
Lisa bimba, onde Amor seu trono erguia;
Entretanto em desejos ardia,
Brando licor o pássaro lhe inunda:

C'o dedo a greta sua lhe coçava;
Ela, maquinalmente a mão movendo,
Docemente o caralho embalava:

"mais depressa" – lhe digo então morrendo,
Enquanto ela sinais do mesmo dava;
Mística pívia assim fomos comendo.

quarta-feira, dezembro 17, 2008

O Manuel "Alegre"

Hoje vi o Manuel Alegre na Sic Notícias enquanto aproveitava o sabor de um jantar tardio. Tomei também, em mais de meia hora de entrevista, o sabor a uma democracia há muito perdida...à esperança de acreditar no valore da igualdade e fazer fé mais uma vez no velho sistema em que manda o Povo.

Alegre, que enfrenta os Putos-Políticos que se aproveitam do PS para lavar o Pais em corrupção e em Jobs for the boys...(por outras vezes leia-se "gays"), é o velho do restelo bonacheirão que agrada ver e ouvir. É o deputado que com um cravo vai ao palanque e lembra aos portugueses o valor da Democracia num discurso dissipado depois em ilusão. Dá gosto ver o Homem-Deputado agarrar todos os dias a virilidade inter-membros inferiores para mandar às urtigas quem lhe quer atirar areia aos olhos. É um prazer imenso ver pelo menos um deputado erguer o dedo médio em gesto cândido à restante bancada, quebrando o dever de "carneirismo" quando com ela não concorda.

"A mim ninguém me cala", de certo já terá dito. Depois, a forma como diz "conheço bem o Sócrates e o Sócrates sabe com o que pode contar de mim e do que sou capaz de fazer", também me desponta um belo sorriso de homenagem a este homem. Pelo menos alguém diz "o" Sócrates e, sendo do PS, lhe aponta o dedo como quem: "chegaste à pouco do PSD e tu miúdo porta-te bem".

Alegre desponta multidões com os seus discursos inflamados de honra e liberdade: um milhão de portugueses votaram nele nas últimas eleições. Pena é que pareça ser tudo apenas conversa. Tem sempre a desculpa de que nunca lhe deram a oportunidade para fazer realmente algo num cargo. Espero que um dia tenha essa oportunidade e não se deixe corromper pelo poder. Dava gosto ver este D. Sebastião de Coimbra dar umas lições de velho poeta a muitas más desculpas de capitalistas que por cá andam...

terça-feira, dezembro 16, 2008

Mulheres gostam mais de Internet do que fazer sexo


E esta hein? Uma bela semana de prazer trocada por uma "bela" semana de navegação cibernética, que é como quem diz o Homem pelo rato...do computador.

Ninguém dúvida da importância da internet e das novas tecnologias nos dias de hoje, mas o fabricante de processadores Intel resolveu realizar uma sondagem, junto dos utilizadores da rede, sobre o que consideravam mais necessário: a sua ligação à net ou o sexo. 46 por cento das mulheres responderam que preferem estar duas semanas sem sexo, a renunciar ao prazer de "navegar". A notícia é avançada pelo PortugalDiário que cita o jornal The Wall Street Journal.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

A escravatura dos deputados portugueses - "Desculpe"?

Este senhor ou está senil ou está louco....os Deputados Portugues ganham quase 4 mil euros por mês mais as despesas de representação que em muitos casos duplicam esse mesmo salário.

Na senda da polémica sobre a falta de deputados na votação da última sexta-feira, Almeida Santos, histórico (no sentido de caquético dinossauro do aparelho PS) veio defender os faltosos manifestando-se contra a existência de votações às sextas-feiras. Diz ainda o senhor que ser deputado não pode ser uma escravatura. Vale a pena ver quanto ganha por mês um deputado e as benesses todas a que tem direito.

"Não se paga aos deputados o suficiente para que sejam todos apenas profissionais, sobretudo quando são profissionais do direito ou fora do direito. No caso do advogado, se tem um julgamento não pode estar na assembleia e no julgamento ao mesmo tempo", começou por dizer Almeida Santos.

"Não julguemos também que ser deputado é uma escravatura, porque não é, nem pode ser. É preciso é arranjar horas para a votação que não sejam as horas em que normalmente seja mais difícil e mais penoso estar na Assembleia da República", frisou.

Vale ainda a pena elogiar o exemplo de André Almeida, deputado do PSD que foi substituir Marques Mendes na Bancada, e vai doar 10% do seu ordenado a instituições de solidariedade.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

O Cantor da Máfia


"Sou a favor de tudo que ajuda a atravessar a noite - seja uma oração, tranquilizante ou uma garrafa de Jack Daniels."

Se fosse vivo, Frank Sinatra teria hoje 93 anos. Nasceu a 12 de Dezembro de 1915 o icone da música norte-americano que acabaria por morrer à sua maneira a 14 de Maio de 1998, em Los Angeles.

Aquele que ficou conhecido tanto pelo seu natural talento como pelas vastas ligações à Máfia era, por ironia, filho de imigrantes italianos, possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma pelo seu trabalho no cinema e outra pelo seu trabalho na TV norte-americana. É considerado um dos maiores intérpretes da música no século XX. Teve três filhos: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr., e Tina Sinatra.

Sinatra, sem qualquer formação musical, desenvolveu um estilo altamente sofisticado, criando uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração, um proeza apenas encontrada em Billie Holiday e Mabel Mercer.

Sinatra apareceu em mais de cinquenta filmes, entre eles: "Anchors Aweigh", "On The Town", "From Here To Eternity", com o qual ganhou o Oscar, "The Man With The Golden Arm" e "High Society", "The Manchurian Candidate" e "The First Deadly Sin". Fez parte do chamado Rat Pack, grupo de artistas muito activo entre meados da década de 1950 e 1960.

"Só se vive uma vez e, do jeito que eu vivo, uma vez é suficiente", afirmou.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Os Inocentes acusados da Casa Pia


Quem acredita que todos os que se sentam no banco dos réus do processo Casa Pia vão realmente ser condenados? O Bibi poderá ser o único a cumprir pena efectiva para que os restantes reputados arguidos...escapem ardilosamente às malhas da Justiça e do pudor.

O procurador João Aibéo pediu ontem, no Tribunal de Monsanto, a condenação de todos os arguidos do processo 'Casa Pia' a penas de prisão efectiva. O magistrado colocou completamente de parte a possibilidade de qualquer dos acusados vir a cumprir, face aos factos provados, o cumprimento de penas suspensas. E por isso, durante as alegações finais, João Aibéo não especificou qualquer sugestão de penas para nenhum dos arguidos, sublinhou que devem ser superiores a cinco anos de cadeia.

No final das alegações finais, o MP deu como "provados":

167 crimes contra Carlos Silvino: 26 por lenocínio, um por peculato e 140 por abuso sexual

12 crimes contra Ferreira Diniz: todos por abuso sexual

Quatro crimes contra Carlos Cruz: três por abuso sexual e um por acto sexual com adolescente

16 crimes contra Manuel Abrantes: um crime por peculato e 15 crimes de abuso sexual

Oito crimes contra Jorge Ritto: dois por lenocínio e seis por abuso sexual

23 crimes contra Hugo Marçal: 19 crimes por lenocínio e quatro por abuso sexual

26 crimes contra Gertrudes Nunes: todos por lenocínio

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Americanos vendem esperma para vencer a crise


Para vencer a crise vale tudo nos EUA. Agora até vendem esperma, cabelos e afins...Será que a moda também vai pegar em Portugal?

Preocupados com a hipoteca, a queda das acções e o desemprego, cada vez mais americanos estão a recorrer a um recurso pouco convencional: a venda dos seus tecidos e fluidos corporais.
Segundo a agência Efe, citada pelo PortugalDiário a venda de sangue, sémen, óvulos e até cabelos cresceu com força nos últimos meses nos Estados Unidos, onde diversas agências afirmam que tem aumentado o número de pessoas que tentem fazer este tipo de negócio.

terça-feira, dezembro 09, 2008

Amália Não Morreu



O novo filme sobre a vida de Amália Rodrigues já chegou às salas de cinema. Tão polémico quanto prometedor de novos ventos no cinema português, "Amália, o Filme", é um rajada de vento fresco sobre o ícone do fado português, tornado na tela mulher simples com os seus amores e pobreza de esperança.

Percebo porque a família (e alguns amigos) de Amália esteja irritados com algumas cenas mais carnais que dão a Amália o ar de putéfia. Mas tanto a família como os ditos amigos não poderão dizer que a Musa do Fado Português não era uma mulher (como as restantes) e que não era a esses amores e desamores que ia beber a tristeza que vertia em cada fado que cantava...

Um bom filme...para a Amália Rodrigues

domingo, dezembro 07, 2008

Relva no carro em vez de ar condicionado


E se começássemos todos a plantar relva no carro, o Mundo ficava mais fresco?

O produtor de música japonês Mitsuji Chinen resolveu regar o seu "carro verde". Desta forma, garante, consegue evitar a utilização de ar condicionado na viatura, durante os dias de maior calor.

A temperatura fica bem mais amena dentro da viatura, assegura citado pelo PortugalDiário.

Carro: Pague um, leve dois

Isto pode vir a dar muito jeito aos pobres portugueses...Aproveitem!


Pague um leve dois: é um slogan familiar que anuncia promoções ou a época de saldos, mas não só. Um concessionário de carros na Bélgica está a usar a mesma frase para atrair clientes e fazer face à crise, segundo o jornal Sol.

A Cardoen, com sede na Antuérpia, vende cerca de 100 mil carros novos e usados começou a promoção "pague um carro leve dois" no fim de Novembro e afirma que continuará até 15 de Dezembro.

Manifesto Anti-Sócrates!

sábado, dezembro 06, 2008

Portugal: Ricos roubam aos pobres


Sabiam que :
"… se os portugueses (os que têm trabalho) ganham pouco mais de metade(55%) do que se ganha na zona euro, os nossos gestores recebem, em média:
- mais 32% do que os americanos;
- mais 22,5% do que os franceses;
- mais 55 % do que os finlandeses;
- mais 56,5% do que os suecos".

(dados de Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 24/10/08)
E são estas bestas que chamam a nossa atenção porque "os portugueses gastam acima das suas possibilidades". Entre eles salienta-se o génio das finanças Vítor Constâncio.

P.S. - Os portugueses são um povo que não se governa nem se deixa governar (como diz o ditado ancestral)....deixa-se sim roubar por uma mão cheia de filhos da p...

terça-feira, dezembro 02, 2008

'Saco Azul' na Faculdade de Letras da UP

Estudante desvia fundos na Associação


Parece que a estudante aproveitou as Novas Oportunidades que o associativismo universitário permite e deitou a mão ao saco! Nada de novo, há nas associações de estudantes quem tenha comprado carros à custa do Estado...e dos pobres alunos que votam...

A Comissão de Gestão da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) decidiu processar esta terça-feira a ex-presidente por desvio de fundos, notícia o PortugalDiário citando a Lusa.

"Decidimos avançar com um processo-crime contra a presidente da anterior direcção, Márcia Moreira", disse o presidente da Comissão de Gestão, Paulo Castro, adiantando que em causa estão "aproximadamente 8.500 euros das vendas das máquinas dispensadoras".

segunda-feira, dezembro 01, 2008

O 'Obama' Jerónimo do PCP: "Yes, we can"



Jerónimo de Sousa, líder do PCP, discursou hoje no discurso de encerramento do XVIII Congresso Nacional, em Lisboa. "Sim, nós conseguimos", qual Obama ("Yes, we can"), foi a frase que mais marcou a sua comunicação.

Jerónimo de Sousa, insistiu numa «ruptura» com a «política de direita» do PS e afirmou que os comunistas serão poder «quando o povo português quiser», sem ficar «à espera de lugares oferecidos».

In: Portugal Diário