sexta-feira, abril 14, 2006

Pela boca morre…Cristo


Jesus Cristo parece ter sido crucificado pela forma como comia. Precisamente no mesmo dia em que os cristãos assinalam a morte de Cristo, tornam-se conhecidas algumas investigações bíblicas que são no mínimo intrigantes.

Na edição de hoje do PÚBLICO, Jesus Cristo é descrito como um “comilão e um ébrio, amigo de publicanos e de pecadores”. Assim o consideravam vários dos seus opositores que o criticavam em relação a um dos aspectos cristão mais sagrados – a refeição – , mas que até agora tinha sido ignorado pelos especialistas.

Afinal a curiosidade em torno de Jesus Cristo não se remete apenas para a eterna dúvida sobre se Judas cometeu traição ou na verdade colocou em prática o plano de Cristo. Levantam-se agora suspeitas que levam a crer que Jesus era inconveniente nas festas, motivo pelo qual os fariseus o perseguiram.

Deixo algumas questões:

- Que valor dar a estas investigações? Jesus Cristo era acusado pelos fariseus de não lavar as mãos antes de comer, mas em troca a acusação era contra argumentada por um longo discurso contra a hipocrisia ritualista: "Vós limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e de maldade."

- Será Judas um traidor ou na verdade o único que teve a coragem de fazer o que Jesus Cristo pediu? Aqui devo lembrar que se Jesus não tivesse sido crucificado, supostamente o Homem não teria expiado os seus pecados.
Jesus Cristo na Wikipedia. [os mais crentes na matéria por favor não pensem que Jesus está na Wikipedia, nem na Internet. Até porque isso seria pecado - Vaticano dixit!]

2 comentários:

whisper disse...

tens aqui um belo blog... muitos parabéns! eh smp bom deixar as pessoas a pensar. levantas algumas questões interessantes... mas acho que não são para ser respondidas. cada um interprete de sua forma.

Anónimo disse...

Pois...n vou comentar, até porque não sei responder. Vou é comentar os títulos k tens arranjado para os teus posts..;p insólitos e algo originais!
E para quando nos surpreendes com algo mais pequeno, com métrica e assim? :p estou a ficar impaciente...*