domingo, abril 05, 2009

A leveza do jazz



Fui ao Jazz n'Gaia 2009 este fim-de-semana. Aproveitei para conhecer sons com que nem sempre sonhamos, mas que quando menos esperamos, nos surpreendem pela leveza e mestria irreverente...às vezes adocicadamente experiente em certas notas do Jazz. Com a vida vamos aprendendo a olhar para o melhor de tudo. É o caso do Jazz, um estilo onde se revela o prazer humano em notas de música. Na boa companhia, que mo deu a conhecer, foi perfeito. (Obrigado, Loira!)

Uma nota para António Pinho Vargas, génio que descobri no mar das notas e que foi tocando numa série de melodias que subiram ao Olimpo com a música Tom Waits. Outra para Gal Costa, a cantor-musa brasileira que me surpreendeu tanto pela juventude musical ao vivo como pela inusitada inteligência cultural: "Lá no Brasil mudaram as palavras com o acordo ortográfico, mas eu me recuso a mudar a forma como escrevo". Grande Gal Costa.

Haja artistas, escritores e pensadores que falem assim....são eles os intervenientes da lingua , que mudam o português e não simples ministros. A língua de um povo não se altera com uma golpe administrativo...

1 comentários:

Artlover disse...

De nada! Sempre aqui para saborear contigo uma bela voz, o som de um piano, de uma guitarra, ou simplesmente...para sentirmos juntos o gosto do silêncio...
Eu sabia que tinhas gostado do António Pinho Vargas...tem um pouco de ti, o criador sózinho ao piano...jornalista vertendo palavras em momentos de reflexão...
<3***