segunda-feira, abril 02, 2007

Novas taxas de saúde: pagar duas vezes pelo mesmo serviço

Não tem dinheirinho? Então...

O Governo decidiu, depois de proceder ao anúncio de encerramento de várias urgências locais, criar novas taxas no acesso dos portugueses à saúde. Parte dos impostos já se destinava a essa área. Isto é uma forma do Governo lucrar duas vezes. O comum português irá pagar duas vezes pelo mesmo serviço. Concorda? O encerramento dos SAP criou uma vasta onda de protestos de norte a sul. Irá acontecer o mesmo com as novas taxas de saúde?
Vote no QUESTIONÁRIO ONLINE. A sua OPINIÃO conta!

3 comentários:

Carla disse...

Interessante os critérios de serviço público partilhados por este Governo, dito socialista!
A carga fiscal portuguesa está cada vez mais pesada, de acordo com dados da OCDE que diz que o trabalhador português médio entrega ao Estado um total de 36,2 por cento em impostos e contribuições para a Segurança Social.
Assim sendo, resta perguntar porquê mais taxas de saúde?
Interessa também perguntar que critérios economicistas são estes que "obrigam" a uma maior desertificação do Interior do País, tanto a Norte como a Sul. É evidente que em certos locais, devido à pouca densidade populacional, a consulta dos serviços de urgência é mais reduzida que nas grandes cidades, mas a verdade é que estes utentes não podem nem devem ser penalizados, por viverem neste locais, sob pena de continuarmos a apostar numa fuga massiva para os grandes centros urbanos.
Que País é este onde a economia se sobrepõe cada vez mais aos interesses sociais que o estado deveria privilegiar?
Mais dia menos dia o descontentamento será geral e depois...será que nos resta fazer como os jovens franceses, quando a esperança tiver morrido completamente??

Anónimo disse...

Eu passo a explicar:

Lembram-se do dito colapso da segurança social? O problema é haver velhos a mais.

Com o aumento da idade de reforma, espera-se matar uns quantos; com a subida das taxas de saúde, espera-se matar outros tantos.

É indiscutível que, não somente o estado ganha mais dinheiro com as novas taxas, como ainda poupa nas reformas.

No fundo, como dizia o arouca, é mandar os velhos para o maneta. Não têm nada que fazer de manhã? Vão fazer filas para os CTT.

Por isso, votei "Sim, já estava na hora de se pagar mais (por um canudo na Independente)"

Wordphantom disse...

Ainda que venha tarde, fica aqui o meu agradecimento pelos vossos comentários que acrescentam mais dados importantes ao post. Principalmente o coment extenso mas interessante da Carla.

O Zé claro que vê a coisa por outro lado um pouco cómico-sério, mas igualmente importante. A brincar se falam de coisas muito sérias que nos afectam no dia a dia.

Voltem sempre!