quarta-feira, junho 28, 2006

Consumo mínimo de felicidade


Dei de caras com um artigo curioso que descreve na perfeição algumas pessoas com que as vezes damos de caras na vida. Para ler e saborear. Grande Isabel Stilwell.


"Há pessoas que são um poço de contradições. Evidentemente que não neste país, mas noutros – roubando uma expressão aqui ao cronista do lado, o professor Eduardo Sá. Um dia Queixam-se de solidão, de que ninguém gosta delas, só porque são pequeninas como o patinho feio Calimero. Choram-se até secarem o poço das lágrimas.
Culpabilizam -se por todas as vezes que viraram à esquerda em lugar de voltarem à direita. Fazem a lista das INJUSTIÇAS de que foram alvo. Nesses momentos estão certas de que. Na realidade, nunca ninguém as compreendeu e muito menos as valorizou como mereciam. Mortificam-se com o pensamento de que talvez tudo isso tenha acontecido porque não prestam, de facto, para nada. E vertem mais umas lágrimas sentidas.
Ao fim de umas horas, ou de alguns dias, cansam-se de terem pena de si próprias e regressam a um ponto de EQUILíBRIO, convencidas de que agora é que vão descobrir o caminho do nirvana. Para uns tempos depois tombarem aflitivamente para o extremo oposto: uma sensação de que todos dependem de si, uma vontade de sacudir pernas e braços para deixar cair os que por lá andam pendurados, tornando cada passo tão cansativo e doloroso.
Sentem-se mortalmente divididas: por um lado desejam muito que aqueles que lhes são próximos as considerem imprescindíveis à sua existência e simultaneamente ambicionam a liberdade que traz a consciência de não se estar directamente implicado na FELICIDADE de ninguém.
O que queriam estas pessoas, que claro, não são nenhum de nós, era serem incondicionalmente amadas, sem que para isso tivessem de mexer uma palha. Queriam que toda a gente que lhes importa fosse feliz por conta própria, chegando-se a elas já com o consumo mínimo de felicidade adquirido. com o único objectivo de dividir esse contentamento, sem que o facto de receberem alguma coisa implicasse na sua cabeça uma DíVIDA adquirida.
O que essas pessoas queriam era livrar-se de vez da ideia de que as relações são obrigatoriamente um deve-e-haver e de que foram postas na Terra com a missão de viverem para os outros. Nesses dias extremos o que desejavam era uma autorização por escrito, em papel azul de vinte e cinco linhas, para se amarem apenas a si próprias. E sabe Deus a trabalheira que só isso já lhes daria".

in Notícias Magazine

1 comentários:

Anónimo disse...

Mas que artigo genial! É claro que nós não somos "essas" pessoas... Nós somos mais fortes, mais independentes, mais conscientes... (*ironia*)

Tens aqui um belo blog. Continua! Um beijo grande.*