segunda-feira, junho 12, 2006

25 De Abril já lá vai, Extrema-Direita já aí vem

O Nobel da Literatura José Saramago afirmou ontem que não restou "rigorosamente nada" do 25 de Abril de 1974 em Portugal e que nem a democracia é uma herança directa da revolução.
“ [Do 25 de Abril] não ficou nada, nada, rigorosamente nada", disse Saramago, numa homenagem ao antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves.

O escritor português foi uma das dezenas de pessoas que homenagearam na manhã de ontem no cemitério do Alto de São João, em Lisboa, o antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves, no dia em que se celebra um ano da sua morte.

"Este foi um homem muito mal tratado por aqueles que tinham obrigação de o respeitar e ele merecia esse respeito", disse o escritor à agência Lusa, visivelmente sensibilizado.

Questionado sobre o modo como encarava o crescente número de manifestações de movimentos de extrema-direita no país, a última das quais decorreu sábado, Saramago retorquiu que "o que se passa em Portugal é relativamente propício" a esta situação.

"A questão está em saber de que direita se trata. E o futuro já dirá que direita é esta", adiantou o escritor, acentuando que, "depois, alguma coisa há que fazer. Ou se pode viver com ela, ou não se pode viver com ela".

Lusa / A Terceira Vaga

1 comentários:

Anónimo disse...

Com mais uns posts assim e já podes anexar este blog ao teu portfólio :)
É um verdadeiro produto jornalístico, nem te esqueces de mencionar a fonte (mau era...lol)
Beijos e continua com boas escritas